domingo, 15 de dezembro de 2013

Festa de Natal

       

           Quando chega o Natal as cidades se transformam, luzes, árvores, bolas coloridas, papai noel, mamãe noel e tantas outras coisas. O final do ano chega e com ele o décimo terceiro salário. As compras estão na cabeça de todas as pessoas. É este o verdadeiro sentido do Natal? E o grande aniversariante está sendo lembrado? Todos fazem uma retrospectiva de suas vidas e procuram no ano vindouro tornarem-se melhores, aproximando sua vida dos ensinamentos de Jesus?
         O comércio aproveita este tempo para melhorar suas vendas, contratam funcionários temporários para atender a demanda, alguns aumentam os preços das mercadorias porque sabem do aumento do fluxo de compras. Os compradores chegam apressados, entusiasmados, querem fazer e comprar tudo que não puderam durante o ano. As ruas estão sempre superlotadas, idosos, adultos, jovens, crianças, todos correndo de lá para cá, é uma loucura!
         Os governantes das cidades junto com as associações comerciais investem no embelezamento das cidades, colocam luzes coloridas, árvores grandiosas, casas de papai noel, bolas, e algumas colocam presépios, além, é claro, dos cupons para sorteio de prêmios. O Natal está em tudo quando saímos pelas ruas.
         Todos estão em clima de Natal!!! 
         Este consumo excessivo não traz a satisfação dos desejos das pessoas. Passada a entrega dos presentes, a ceia, o glamour, vem a desolação e o tédio, vem o vazio, pessoas se abraçaram, pessoas se beijaram, pessoas trocaram presentes, mas o sentimento não existiu, o amor não nasceu. Jesus menino não esteve presente consolidando a festa. Sem a verdadeira fé, sem Jesus Cristo, tudo é vazio, tudo é escuro, tudo é sem sentido, apenas uma maneira de preencher o tempo.
        " A vida só tem sentido quando eu venho aqui", esta música retrata bem a necessidade que temos de algo mais, de algo definitivo, de algo que tem valor. A fé é tudo na vida, através da fé descobrimos a esperança, o amor e a paz.
         O Natal pode ser a época das compras, dos presentes, das luzes, dos abraços, dos beijos, da troca, só não pode deixar de ser o NASCIMENTO DE JESUS.


Feliz Natal a todos e um Ano Novo Repleto de toda felicidade!!!
Que as pessoas sejam mais importantes que os "pets"!

Que as crianças não percam sua inocência!

Que todos os sonhos se realizem!

Que os anjos nos cubram de bençãos!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vestiário feminino

       

         Os vestiários femininos são  lugares extraordinários. Os comentários são pérolas que podem se transformar em um livro. Quando estamos neste ambiente  percebemos porque os homens dizem que as mulheres falam demais. É desastroso participar destes espaços, nos sentimos envergonhadas  de pertencer a este sexo.
          Existem livros que tratam infinitos  assuntos, um livro com comentários ditos em vestiários femininos seria um sucesso. Ouve-se coisas extraordinárias, como algumas cabeças não tem outra finalidade que não seja estar acima do pescoço? Como não se tem nada de proveitoso saindo de algumas línguas?  É impressionante perceber a futilidade  de algumas mulheres!
          Neste local escutamos fofocas, intrigas, mentiras, e outros absurdos. A percepção do mundo em que vivem essas pessoas é alarmante, como existe tanta maldade em algumas cabeças, não podem preocupar-se com outra coisa senão com o biquíni daquela fulana, o tamanho do seio ou das nádegas daquela cicrana  ou a forma que a beltrana está depilada.
            Ser mulher e inteligente é ótimo porque observamos como alguns homens são hipocritas, dizem amar sua esposa mas transformam suas vidas num martírio. Obrigam-nas a serem idiotas, bonequinhas de luxo na frente dos amigos, o problema maior é que elas, após algum tempo,se acostumam e é terrível. Claro que existem aquelas que são realmente isto, é vergonhoso.
             A vida traz lições para todas, algumas percebem o papel que desempenham outras são e serão sempre coadjuvantes, seguir o caminho é fundamental. Existem ambientes onde preferimos nunca ter entrado.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Aguardando ...

         

          Aguardar outras pessoas não é agradável para ninguém. A pontualidade é um ato pouco usado no Brasil. Alguns acreditam que só se é importante quando outros o esperam por horas, dias, meses ou até anos.
          A educação  nos dita normas, mas nem todos as seguem. Educadores trabalham estas ditas normas, mas depois de adultos alguns dizem que é regra para crianças, quem será mais infantil?
           Viver e conviver com estes tipos é extremamente desagradável. Passamos por situações que nos mostram como os animais são melhores companheiros e são mais civilizados. Por estas e por outras sou contrária a chamar alguns seres humanos de animais, é uma grande ofensa ao animal.
             Quando temos compromisso com os outros e somos responsáveis não fazemos os outros esperarem, ligamos avisando do possível  atraso, tomamos alguma atitude e não fazemos os outros de trouxas. Acredito que pessoas deste tipo não tiveram aquela educação dita  "do berço".
             Finalizando, este desabafo, quero escrever que este mundo seria mais feliz e mais fácil para todos, se os seres humanos, desde a primeira infância recebessem certos valores indispensáveis para a convivência  em sociedade civilizada, é claro. Valores como honestidade, respeito, cordialidade, boas maneiras e hábitos saudáveis, desde os de higiene até o famoso e pouco usado "muito obrigado".

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Quando amor vira obsessão

               
                 
                  Crianças e adolescentes desajustados por nunca receberem um não de seus país ou responsáveis tornam-se adultos possessivos. Ao enfrentar uma crise conjugal praticam atrocidades terriveis. Inumeras  são as notícias crimes passionais nos jornais, é  lastimável.
                   A vida do cônjuge transforma-se numa tortura, ameaças  de suicídio são frequentes, disputas pelos filhos, em que a crianca é  jogada de um lado para o outro, como objeto de troca. Os filhos são os maiores prejudicados. A família é  destruída. O poder de posse pelo filho é  um troféu, principalmente  nas mãos das mães .
                    Ser adulto é  saber enfrentar tais momentos com sabedoria, é  aceitar a decisão do outro, buscar equilíbrio para não transferir o problema conjugal para os filhos. Amar implica deixar o ser amado livre, deixar viver e também viver, sem sufocar, sem destruir ou humilhar  para sentir-se o dono da situação.
                    Obsessão é doença  e deve ter tratamento adequado, não devemos ser omissos. Todos buscam amar e ser amados, a felicidade de um amor correspondido é grande, o homem sente-se pleno, realizado, é um bem de valor inestimável, entretanto quando a vida a dois fica inviável, devemos buscar uma solução adulta. Tudo pode ser resolvido  através do diálogo.


Algumas  pessoas  acreditam  ser proprietárias de seu companheiro ou marido, fazem loucuras e dizem que é  por amor. Os psicólogos tem explicações, tem teorias deste e daquele outro estudioso, tudo desagua em crises de infância,  ou em crises da adolescência, traumas  e outras desculpas para não enfrentar seus próprios desajustes, sua imaturidade, sua incapacidade  de lidar com a perda.



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SEGUINDO JESUS

             
                 Muitas são as religiões, muitos são as buscas do ser humano mas só existe uma maneira de encontrar as respostas às inúmeras perguntas que povoam nossas mentes: seguir os passos de Jesus, trilhar seu caminho.
                A vida é permeada de escolhas, são diversos os caminhos que podemos percorrer, cada escolha nos conduz a uma direção diferente.
                Passamos por diversas fases em nossa existência, infância, adolescência, juventude, maturidade e velhice, e muitas são as escolhas que fazemos, muitas as direções, muitos os caminhos, mas qual o correto, qual o verdadeiro, qual nos trará a almejada felicidade. A vida não vem com um manual de instruções, as instruções são nós que damos, com nossas escolhas.
               Surgem questões que são pertinentes a todas as pessoas, de onde vim, para onde vou, quem sou, e muitas são as correntes na Filosofia, na Psicologia, na Sociologia, na Teologia que tentam responder. Questões existenciais que muitos passam toda vida sem compreender ou se satisfazer com as respostas encontradas. O homem é um ser racional que busca sempre novos conhecimentos, novas direções através das diversas invenções por ele criadas. Tudo isto demonstra quão importante é a vida humana, quão importante é a racionalidade humana, mas qual a direção temos seguido? Qual caminho é o melhor para a humanidade hoje? E para nós qual a melhor escolha?
                A religião católica iniciada por Jesus Cristo nos traz ensinamentos maravilhosos, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Seguindo este ensinamento fundamental conseguimos viver plenamente, ser felizes, encontrar a paz. Quem observa este mandamento não precisa de outra direção pois tem resposta para todas as questões. Quando surge algum problema, alguma escolha verifica se está de acordo com a proposta de Jesus e segue adiante resolvendo tudo.
                Viver fazendo a vontade de Deus nos traz tanta paz, tanto amor, tanta felicidade que nada mais interessa. A família, os amigos, o trabalho, tudo se torna um complemento saudável na existência, tudo contribui para realização de nossos sonhos, nossos ideais. A fé católica é a base de uma relação saudável consigo mesmo, com o outro e o principal, com Deus.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

"DE MÉDICO E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO"

              

            A Psicologia e a Medicina tem pontos em comum, enquanto uma trata das doenças mentais a outra trata das doenças corporais. Vivemos uma época de grande proliferação de problemas mentais, atinge desde a criança até o idoso, em todas as classes sociais e em todas as raças. As pessoas estão carentes de ser ouvidas, precisam pagar para ter alguém para conversar.
              Doenças existem desde o início da criação, muitos são os tipos, os sintomas, os tratamentos, as causas, os transmissores, todos tem algum tratamento para algum tipo de doença. Problemas mentais também existem desde o princípio, muitas são as pessoas que dizem ter problemas e maior ainda é o número de pessoas que acreditam ser capazes de curar este grande mal do século XXI.
              As doenças mentais são usadas em tribunais jurídicos para tentar justificar crimes hediondos, advogados usam este tipo de argumento para evitar a condenação de seus clientes. A possibilidade de alegar insanidade mental virou moda, isto é possível? As crianças apresentam inúmeros problemas que são tratados por psicólogos, psicopedagogos e outros psico que surgem e surgirão, esta é a solução? O que tem levado tantas pessoas a estes consultórios e como estes profissionais são preparados, isto é realmente levado a sério? Qual é a grande necessidade destas pessoas que lotam estes estabelecimentos, que em muitos casos viram fábricas de novas terapias nunca experimentadas, nunca testadas, onde inúmeras pessoas são usadas como cobaias e nem sabem disto. Em outros estabelecimentos o lucro ultrapassada a verdadeira necessidade de tratamento, não existe alta para muitos pacientes, nem nunca existirá porque isto significa o fim do dinheiro para o profissional. Profissionais inescrupulosos levam pessoas a tornarem-se dependentes de suas terapias, ao invés de as libertarem, criam uma teia que as prende cada vez mais.
              A grande necessidade de estabelecer relações saudáveis entre as pessoas está sendo deixada em segundo plano, substituídas pelas novas tecnologias que isolam e ao mesmo tempo viciam seus usuários. A criança, o jovem, o adulto jovem e o adulto não estabelecem mais relações, não fazem parte de um grupo, de uma família, não se relacionam, tudo é virtual, tudo é irreal. Quando vivem uma situação de conflito não sabem como agir e apresentam comportamentos que não condizem com sua faixa etária, estavam no mundo virtual onde eram super-poderosos, não sabem lidar com a realidade.
              Concluindo, os psicólogos, os psiquiatras e outros psique tem um grande desafio, saberão lidar e resolver estas questões? Quantas novas especialidades terão que surgir para estes doentes tenham sua vida e sua personalidade definidas? A vida humana está valendo muito pouco, as pessoas estão desmotivadas, com baixa auto-estima, deprimidas e estressadas, falta algo que preencha esta lacuna deixada pelas novas tecnologias, falta o convívio saudável entre seus pares, falta a fé nas estruturas sociais, falta o apoio das autoridades às injustiças, falta Deus na vida do ser humano. Que o homem retorne para seu criador e agradeça todas suas graças, todos seus bens e aprenda a conservar aquilo que realmente deve ser conservado.
Vou gritar até morrer!

Eu acordei,  olhei no espelho, o que vi?

Sou normal, sou normal, sou normal!!!



sábado, 21 de setembro de 2013

RELACIONAMENTOS DESCARTÁVEIS

           
                 A vida é passageira, hoje estamos aqui, amanhã apenas Deus sabe onde estaremos.
               Os relacionamentos entre homens e mulheres estão assim, descartáveis, hoje posso estar casado, amanhã estar solteiro. Realmente vivemos a cultura do descartável, tudo pode ser trocado por algo mais novo, sem uso.
                Copos, colheres, garfos, guardanapos, facas, computadores, celulares, tabletes, tudo é descartável, fica ultrapassado, perde a validade. As pessoas estão com este mesmo pensamento quando tratam de seus relacionamentos, pais, mães, avós, tios, tias, primos, primas, sobrinhos, sobrinhas, netos, netas, namorados, namoradas, maridos e esposas podem ser trocados quando percebemos que estão ultrapassados, perderam a validade. A identidade, o parentesco não importa, perdeu o interesse, não traz mais vantagem, é descartado. É ultrajante!
               O afeto, o carinho, o amor tantas vezes falado, cochichado ao ouvido era "balela", não traduzia o que ia no coração. No intimo do ser humano não era isto que existia, havia apenas o desejo sexual, o interesse econômico ou a sede pelo poder. É desastroso!
               Perceber esta realidade nos deixa entristecidos. Sentimos a decepção bater à nossa porta e nossa auto-estima vai a zero. Somente quando despertamos desta loucura que este tipo de relacionamento nos acomete, percebemos que o problema não estava em nós e sim no outro que nos enxergava desta forma. É graça de Deus!
               A vida é linda! Aprendemos cada dia algo maravilhoso que nos torna mais humanos, mais completos, mais plenos de amor. Isto é o que realmente interessa!
             
Graus de parentesco.


Que família linda!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

ESPIONAGEM

             
 A denúncia de espionagem que assistimos nos telejornais nos levam a pensar até que ponto nós temos vida privada. Existe câmeras espalhadas em todos os lugares que passamos, nas ruas, nas lojas, nos supermercados, nas escolas, nos hospitais, nos bancos, e em muitos outros lugares. A necessidade de proteção está nos levando a uma neurose coletiva.
              A criança acredita que seus pais podem protegê-la de tudo e de todos. Pensando no mundo de hoje notamos que nossas crianças não acreditam em nada e nem em ninguém. Estão decepcionadas com pais, com tios, com avós e com professores, confiam sua vida, seu desenvolvimento a estas pessoas e são decepcionadas. Não tem segurança em seus relacionamentos, ficam inseguras e carentes. Demonstram comportamentos que não são adequados procurando chamar a atenção para si. Será que nossa sociedade também não está insegura e carente, por isto está nesta luta incessante, usando toda tecnologia para tentar se proteger?
               Acredita-se que a informação traz o poder, que quanto mais bem informado sobre o mercado financeiro, por exemplo, maior a possibilidade de sucesso, de poder, de lucro. Esta busca desenfreada por ter está levando o homem a uma vazio enorme, conquista tudo e não tem nada. Os valores como ética, cidadania, respeito, solidariedade deixam o centro do ser humano, perdem a importância, pessoas tornam-se objetos, mercadoria de troca, esquecem que o que nos diferencia do animal e da máquina é nossa capacidade de amar, de doar sem receber nada em troca. O homem está se "desumanizando".
                Usa-se esta rede de espionagem para localizar pessoas, locais, que não se adequam a esta globalização para serem destruídos. O medo toma conta de todos, ninguém confia em ninguém, todos estão isolados nos seus "quadrados" sofrendo com a ausência de calor humano, de companheirismo, de abraço, de amor.
                Tristemente percebemos que o caminho tomado pela humanidade poderá levar a destruição de todos, do nosso lindo planeta azul! Quantos atentados, sequestros, roubos, mortes serão necessários para que as pessoas descubram o vazio do seu próprio coração, percebam a necessidade de olharem para dentro delas mesmas e descobrirem que o outro não é nem melhor nem pior do que elas, o outro precisa do seu espaço e de ser respeitado enquanto diferente delas,  o outro é simplesmente o outro. A rede não poderá funcionar para espionar o que elas tem dentro do coração.
Retrato da geração novas tecnologias!

Onde coloquei minha segurança?

domingo, 15 de setembro de 2013

MANIFESTAÇÕES

     



           O Brasil está passando por algumas modificações em sua vida política.
          Manifestações aconteceram em todo o país. Muitos foram às ruas lutar por seus direitos e fazer valer sua voz. Foram inúmeros cartazes com muitos protestos, queixas, reinvindicações.
          Fico a pensar se o resultado obtido foi satisfatório, se as queixas foram reais, se tudo não passou de mera encenação para ocultar um problema muito mais grave que o país está vivendo.
          O principal motivo das manifestações foi o transporte público, alguns progressos foram feitos, muitas cidades tiveram suas tarifas alteradas. Será que isto é o que realmente importa? A saúde, a educação, o saneamento básico não são extremamente mais importantes.
           Já trabalhei na área de saúde e hoje trabalho com educação. Vejo que o sistema educacional brasileiro está falido. As escolas não tem infraestrutura para atender a demanda. Os professores não são capacitados para atender às necessidades atuais dos estudantes, estes, vivem plugados na Internet no horário das aulas, não tendo rendimento necessário para aprovação, mas, mesmo assim sendo empurrados para a série seguinte. Os diretores, supervisores, orientadores estão "perdidos", não sabem como atuar, procuram soluções em modelos importados, não atendendo à realidade presente no Brasil.
           A importação de médicos proposta pelo projeto + médicos está acontecendo, será que resolverá o problema da população carente? O investimento de bilhões de reais nestes profissionais estrangeiros que não compreendem sequer nossa língua trará o resultado esperado? Acredito que isto é apenas um paliativo, não atinge o cerne da questão. Existe grande necessidade de investir em programas que ensinem o cidadão a cuidar da sua saúde, programas de promoção da saúde, atuando antes do surgimento da doença. Quando será que os órgãos do governo vão perceber isto? O problema está claramente exposto nos noticiários, o colapso do sistema único de saúde, as pessoas morrendo nos corredores dos hospitais, no entanto, nada acontece, a corrupção continua, os responsáveis são condenados, recorrem e são absolvidos.
          Quero acreditar que teremos dias melhores, como diz a música, procuro fazer a minha pequena parte da melhor forma possível, entretanto acredito que muitas outras manifestações serão necessárias para que ocorra mudança.
          A população precisa perceber que o momento da eleição é o mais importante para o futuro do Brasil, para o futuro da próxima geração. Eleger pessoas honestas e competentes pode evitar inúmeros arrependimentos.

Olha a jovem com nariz de palhaço!!

Muitos estavam presentes.

sábado, 14 de setembro de 2013

ORGANIZANDO O QUARTO

          


Realizar uma faxina no meu quarto é uma tarefa árdua. Costumo guardar tudo que encontro pelo caminho da minha vida. Tenho guardado desde meu diploma de alfabetização até meus exames de saúde quando iniciei minha vida autônoma, sem minha mãe para tomar conta dos cuidados com a minha saúde.
          Comecei pelo guarda-roupa, retirei todas roupas, sapatos, acessórios, bijuterias, cremes, perfumes, e tudo mais que couber em sua imaginação. Reorganizei tudo procurando retirar o que não quero mais para ser doado ou jogado no lixo. 
           Passei depois para minhas caixas e pastas onde guardo mensagens e cartões de amigos, conhecidos, parente, clientes, e outros. Foi impressionante descobrir quanta gente já conheci e que não vejo a muitos anos, pessoas que foram importantes em um período de minha vida e que agora não representam mais nada. 
           Encontrei fotos, orações, santinhos, antigos papéis escritos com pedaços da minha vida, resumos de reuniões que participei, observações sobre foruns que estive presente em algum momento da minha vida, não é possível reler tudo, para isto gastaria semanas, se não meses, iniciava a leitura e colocava separado junto com outros do mesmo assunto. É interessante perceber como vivi intensamente cada momento, procurando retirar daquela época aprendizados que trago comigo até hoje.
           Continuei após o almoço e entrei pela tarde remexendo em tudo aquilo. Olhava, pensava, separava, tornava a olhar e separar, é inacreditável a quantidade de pequenas lembranças em toda aquela confusão. 
           Gosto de tudo organizado mas não é fácil manter, sempre temos que separar um dia para este trabalho, é ao mesmo tempo estafante e interessante. Foi isto.   
Separando e organizando!!!

Colocando ordem no caos.

Separando tudo em caixas, pastas e potes.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

RENOVAÇÃO DA CARTEIRA DE MOTORISTA

             
               Quando alguém precisa renovar sua habilitação é um grande transtorno, nunca sabemos se chegará ao fim. O processo é tão longo e delicado que parece uma cirurgia de alta complexidade.
               Iniciando o processo de renovação, o condutor pode escolher entre duas maneiras, correr atrás de todos os documentos necessários ou procurar a auto escola.
               Eu vou até a auto escola por pensar que causa menor "dor de cabeça", apesar de saber que o custo é sempre maior do que ir sozinha atrás dos papéis necessários.
              Na auto escola preenchemos os formulários necessários, pagamos e quando não é preciso fazer algum curso, de faz de conta, somos encaminhados para o exame de vista. A auto escola agenda a clinica psicomédica credenciada pelo DETRAN (órgão responsável por emitir as carteiras).
              No exame de vista você diz os nomes das letras e números que aparecem no aparelho, ora com o olho direito, ora com o olho esquerdo. No final coloca-se uma luz muito forte iluminando o aparelho depois apaga-se esta luz e pergunta-se o que você está vendo. Além destes testes ainda perguntam sobre cores mostradas no aparelho. Algumas letras realmente você enxerga perfeitamente outras você "chuta", sempre passei.
              Em seguida, após pagar este exame, você fica em casa torcendo para que o carteiro entregue sua carteira de motorista na hora que você está, do contrário é um caos.
              O carteiro passa três vezes, se você não está em casa ele deixa um aviso para procurar no correio. Quando você mora em um prédio de apartamentos, quase nunca você recebe o aviso, que se desvia na caixa de correio ou vai para a casa de algum vizinho que, também, quase nunca devolve.
             Com o advento da Internet, se você tem acesso, pode procurar no site do DETRAN, se não tem acesso, o processo continua. Liga-se na auto escola para obter informações e corre-se atrás da carteira antes que espire o prazo de validade, senão é multa certa.   
             Quando a cidade que moramos tem um posto de atendimento chamado PSIU, você vai até lá e finalmente encontra sua esperada carteira renovada. Se não tem um posto da polícia a carteira retorna e o processo continua levando você a procurar outro meio de transporte até conseguir voltar a conduzir seu veículo.
             Concluindo, percebo que toda esta burocracia é para conseguir um trânsito seguro, mas na minha modesta opinião não é este o resultado da tão complexa "cirurgia".
Será que isto realmente é válido?

Você não sente que está fazendo um papel de "pateta" no trânsito?

As loiras são realmente as piores motoristas?

Já passou por uma situação semelhante?

terça-feira, 10 de setembro de 2013

RESFRIADO

         Quando acordamos resfriados, é um desastre, não temos fome, não temos disposição, tudo está mal. O nariz está escorrendo, a respiração está difícil, a aparência está horrível, o que fazer?
            Precisamos trabalhar, não podemos parar!
           Ir ao médico, tomar remédios, assoar o nariz, espirrar, tossir, é terrível, vamos adiante, não podemos parar! A vida continua.
         Primeiro passo é procurar o médico, a noite mal dormida deixa o humor péssimo, vamos à Policlínica! Ao chegar você faz uma ficha depois de fornecer o seu cartão do SUS e passa pela triagem, aferem sua frequência cardíaca, sua pressão arterial e perguntam quais os seus sintomas. Respondida estas questões, você aguarda, aguarda, aguarda, e aguarda. Chegou sua vez, o médico faz um exame superficial, faz uma lista de medicamentos e chama o próximo.
      Segundo passo é procurar os medicamentos na farmácia popular, apenas um ou dois você encontra. A solução é comprar os outros medicamentos, o dinheiro do seu árduo trabalho vai embora, não podemos parar!
         Terceiro passo é ficar em casa, de molho, tomando muita água e não esquecendo os horários dos medicamentos. O que não falta é alguém com um remédio caseiro, faz um chá disto ou coloque mel nisto, e tantos outros conselhos.
           Vamos deixando o dia passar e aguardando que amanhã seja melhor.

Olha com que cara acordei! Não é terrível!

Mãe é isto, sempre está perto quando nós precisamos!

Quantos lenços vou precisar?