quinta-feira, 12 de setembro de 2013

RENOVAÇÃO DA CARTEIRA DE MOTORISTA

             
               Quando alguém precisa renovar sua habilitação é um grande transtorno, nunca sabemos se chegará ao fim. O processo é tão longo e delicado que parece uma cirurgia de alta complexidade.
               Iniciando o processo de renovação, o condutor pode escolher entre duas maneiras, correr atrás de todos os documentos necessários ou procurar a auto escola.
               Eu vou até a auto escola por pensar que causa menor "dor de cabeça", apesar de saber que o custo é sempre maior do que ir sozinha atrás dos papéis necessários.
              Na auto escola preenchemos os formulários necessários, pagamos e quando não é preciso fazer algum curso, de faz de conta, somos encaminhados para o exame de vista. A auto escola agenda a clinica psicomédica credenciada pelo DETRAN (órgão responsável por emitir as carteiras).
              No exame de vista você diz os nomes das letras e números que aparecem no aparelho, ora com o olho direito, ora com o olho esquerdo. No final coloca-se uma luz muito forte iluminando o aparelho depois apaga-se esta luz e pergunta-se o que você está vendo. Além destes testes ainda perguntam sobre cores mostradas no aparelho. Algumas letras realmente você enxerga perfeitamente outras você "chuta", sempre passei.
              Em seguida, após pagar este exame, você fica em casa torcendo para que o carteiro entregue sua carteira de motorista na hora que você está, do contrário é um caos.
              O carteiro passa três vezes, se você não está em casa ele deixa um aviso para procurar no correio. Quando você mora em um prédio de apartamentos, quase nunca você recebe o aviso, que se desvia na caixa de correio ou vai para a casa de algum vizinho que, também, quase nunca devolve.
             Com o advento da Internet, se você tem acesso, pode procurar no site do DETRAN, se não tem acesso, o processo continua. Liga-se na auto escola para obter informações e corre-se atrás da carteira antes que espire o prazo de validade, senão é multa certa.   
             Quando a cidade que moramos tem um posto de atendimento chamado PSIU, você vai até lá e finalmente encontra sua esperada carteira renovada. Se não tem um posto da polícia a carteira retorna e o processo continua levando você a procurar outro meio de transporte até conseguir voltar a conduzir seu veículo.
             Concluindo, percebo que toda esta burocracia é para conseguir um trânsito seguro, mas na minha modesta opinião não é este o resultado da tão complexa "cirurgia".
Será que isto realmente é válido?

Você não sente que está fazendo um papel de "pateta" no trânsito?

As loiras são realmente as piores motoristas?

Já passou por uma situação semelhante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário