sábado, 21 de setembro de 2013

RELACIONAMENTOS DESCARTÁVEIS

           
                 A vida é passageira, hoje estamos aqui, amanhã apenas Deus sabe onde estaremos.
               Os relacionamentos entre homens e mulheres estão assim, descartáveis, hoje posso estar casado, amanhã estar solteiro. Realmente vivemos a cultura do descartável, tudo pode ser trocado por algo mais novo, sem uso.
                Copos, colheres, garfos, guardanapos, facas, computadores, celulares, tabletes, tudo é descartável, fica ultrapassado, perde a validade. As pessoas estão com este mesmo pensamento quando tratam de seus relacionamentos, pais, mães, avós, tios, tias, primos, primas, sobrinhos, sobrinhas, netos, netas, namorados, namoradas, maridos e esposas podem ser trocados quando percebemos que estão ultrapassados, perderam a validade. A identidade, o parentesco não importa, perdeu o interesse, não traz mais vantagem, é descartado. É ultrajante!
               O afeto, o carinho, o amor tantas vezes falado, cochichado ao ouvido era "balela", não traduzia o que ia no coração. No intimo do ser humano não era isto que existia, havia apenas o desejo sexual, o interesse econômico ou a sede pelo poder. É desastroso!
               Perceber esta realidade nos deixa entristecidos. Sentimos a decepção bater à nossa porta e nossa auto-estima vai a zero. Somente quando despertamos desta loucura que este tipo de relacionamento nos acomete, percebemos que o problema não estava em nós e sim no outro que nos enxergava desta forma. É graça de Deus!
               A vida é linda! Aprendemos cada dia algo maravilhoso que nos torna mais humanos, mais completos, mais plenos de amor. Isto é o que realmente interessa!
             
Graus de parentesco.


Que família linda!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

ESPIONAGEM

             
 A denúncia de espionagem que assistimos nos telejornais nos levam a pensar até que ponto nós temos vida privada. Existe câmeras espalhadas em todos os lugares que passamos, nas ruas, nas lojas, nos supermercados, nas escolas, nos hospitais, nos bancos, e em muitos outros lugares. A necessidade de proteção está nos levando a uma neurose coletiva.
              A criança acredita que seus pais podem protegê-la de tudo e de todos. Pensando no mundo de hoje notamos que nossas crianças não acreditam em nada e nem em ninguém. Estão decepcionadas com pais, com tios, com avós e com professores, confiam sua vida, seu desenvolvimento a estas pessoas e são decepcionadas. Não tem segurança em seus relacionamentos, ficam inseguras e carentes. Demonstram comportamentos que não são adequados procurando chamar a atenção para si. Será que nossa sociedade também não está insegura e carente, por isto está nesta luta incessante, usando toda tecnologia para tentar se proteger?
               Acredita-se que a informação traz o poder, que quanto mais bem informado sobre o mercado financeiro, por exemplo, maior a possibilidade de sucesso, de poder, de lucro. Esta busca desenfreada por ter está levando o homem a uma vazio enorme, conquista tudo e não tem nada. Os valores como ética, cidadania, respeito, solidariedade deixam o centro do ser humano, perdem a importância, pessoas tornam-se objetos, mercadoria de troca, esquecem que o que nos diferencia do animal e da máquina é nossa capacidade de amar, de doar sem receber nada em troca. O homem está se "desumanizando".
                Usa-se esta rede de espionagem para localizar pessoas, locais, que não se adequam a esta globalização para serem destruídos. O medo toma conta de todos, ninguém confia em ninguém, todos estão isolados nos seus "quadrados" sofrendo com a ausência de calor humano, de companheirismo, de abraço, de amor.
                Tristemente percebemos que o caminho tomado pela humanidade poderá levar a destruição de todos, do nosso lindo planeta azul! Quantos atentados, sequestros, roubos, mortes serão necessários para que as pessoas descubram o vazio do seu próprio coração, percebam a necessidade de olharem para dentro delas mesmas e descobrirem que o outro não é nem melhor nem pior do que elas, o outro precisa do seu espaço e de ser respeitado enquanto diferente delas,  o outro é simplesmente o outro. A rede não poderá funcionar para espionar o que elas tem dentro do coração.
Retrato da geração novas tecnologias!

Onde coloquei minha segurança?

domingo, 15 de setembro de 2013

MANIFESTAÇÕES

     



           O Brasil está passando por algumas modificações em sua vida política.
          Manifestações aconteceram em todo o país. Muitos foram às ruas lutar por seus direitos e fazer valer sua voz. Foram inúmeros cartazes com muitos protestos, queixas, reinvindicações.
          Fico a pensar se o resultado obtido foi satisfatório, se as queixas foram reais, se tudo não passou de mera encenação para ocultar um problema muito mais grave que o país está vivendo.
          O principal motivo das manifestações foi o transporte público, alguns progressos foram feitos, muitas cidades tiveram suas tarifas alteradas. Será que isto é o que realmente importa? A saúde, a educação, o saneamento básico não são extremamente mais importantes.
           Já trabalhei na área de saúde e hoje trabalho com educação. Vejo que o sistema educacional brasileiro está falido. As escolas não tem infraestrutura para atender a demanda. Os professores não são capacitados para atender às necessidades atuais dos estudantes, estes, vivem plugados na Internet no horário das aulas, não tendo rendimento necessário para aprovação, mas, mesmo assim sendo empurrados para a série seguinte. Os diretores, supervisores, orientadores estão "perdidos", não sabem como atuar, procuram soluções em modelos importados, não atendendo à realidade presente no Brasil.
           A importação de médicos proposta pelo projeto + médicos está acontecendo, será que resolverá o problema da população carente? O investimento de bilhões de reais nestes profissionais estrangeiros que não compreendem sequer nossa língua trará o resultado esperado? Acredito que isto é apenas um paliativo, não atinge o cerne da questão. Existe grande necessidade de investir em programas que ensinem o cidadão a cuidar da sua saúde, programas de promoção da saúde, atuando antes do surgimento da doença. Quando será que os órgãos do governo vão perceber isto? O problema está claramente exposto nos noticiários, o colapso do sistema único de saúde, as pessoas morrendo nos corredores dos hospitais, no entanto, nada acontece, a corrupção continua, os responsáveis são condenados, recorrem e são absolvidos.
          Quero acreditar que teremos dias melhores, como diz a música, procuro fazer a minha pequena parte da melhor forma possível, entretanto acredito que muitas outras manifestações serão necessárias para que ocorra mudança.
          A população precisa perceber que o momento da eleição é o mais importante para o futuro do Brasil, para o futuro da próxima geração. Eleger pessoas honestas e competentes pode evitar inúmeros arrependimentos.

Olha a jovem com nariz de palhaço!!

Muitos estavam presentes.

sábado, 14 de setembro de 2013

ORGANIZANDO O QUARTO

          


Realizar uma faxina no meu quarto é uma tarefa árdua. Costumo guardar tudo que encontro pelo caminho da minha vida. Tenho guardado desde meu diploma de alfabetização até meus exames de saúde quando iniciei minha vida autônoma, sem minha mãe para tomar conta dos cuidados com a minha saúde.
          Comecei pelo guarda-roupa, retirei todas roupas, sapatos, acessórios, bijuterias, cremes, perfumes, e tudo mais que couber em sua imaginação. Reorganizei tudo procurando retirar o que não quero mais para ser doado ou jogado no lixo. 
           Passei depois para minhas caixas e pastas onde guardo mensagens e cartões de amigos, conhecidos, parente, clientes, e outros. Foi impressionante descobrir quanta gente já conheci e que não vejo a muitos anos, pessoas que foram importantes em um período de minha vida e que agora não representam mais nada. 
           Encontrei fotos, orações, santinhos, antigos papéis escritos com pedaços da minha vida, resumos de reuniões que participei, observações sobre foruns que estive presente em algum momento da minha vida, não é possível reler tudo, para isto gastaria semanas, se não meses, iniciava a leitura e colocava separado junto com outros do mesmo assunto. É interessante perceber como vivi intensamente cada momento, procurando retirar daquela época aprendizados que trago comigo até hoje.
           Continuei após o almoço e entrei pela tarde remexendo em tudo aquilo. Olhava, pensava, separava, tornava a olhar e separar, é inacreditável a quantidade de pequenas lembranças em toda aquela confusão. 
           Gosto de tudo organizado mas não é fácil manter, sempre temos que separar um dia para este trabalho, é ao mesmo tempo estafante e interessante. Foi isto.   
Separando e organizando!!!

Colocando ordem no caos.

Separando tudo em caixas, pastas e potes.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

RENOVAÇÃO DA CARTEIRA DE MOTORISTA

             
               Quando alguém precisa renovar sua habilitação é um grande transtorno, nunca sabemos se chegará ao fim. O processo é tão longo e delicado que parece uma cirurgia de alta complexidade.
               Iniciando o processo de renovação, o condutor pode escolher entre duas maneiras, correr atrás de todos os documentos necessários ou procurar a auto escola.
               Eu vou até a auto escola por pensar que causa menor "dor de cabeça", apesar de saber que o custo é sempre maior do que ir sozinha atrás dos papéis necessários.
              Na auto escola preenchemos os formulários necessários, pagamos e quando não é preciso fazer algum curso, de faz de conta, somos encaminhados para o exame de vista. A auto escola agenda a clinica psicomédica credenciada pelo DETRAN (órgão responsável por emitir as carteiras).
              No exame de vista você diz os nomes das letras e números que aparecem no aparelho, ora com o olho direito, ora com o olho esquerdo. No final coloca-se uma luz muito forte iluminando o aparelho depois apaga-se esta luz e pergunta-se o que você está vendo. Além destes testes ainda perguntam sobre cores mostradas no aparelho. Algumas letras realmente você enxerga perfeitamente outras você "chuta", sempre passei.
              Em seguida, após pagar este exame, você fica em casa torcendo para que o carteiro entregue sua carteira de motorista na hora que você está, do contrário é um caos.
              O carteiro passa três vezes, se você não está em casa ele deixa um aviso para procurar no correio. Quando você mora em um prédio de apartamentos, quase nunca você recebe o aviso, que se desvia na caixa de correio ou vai para a casa de algum vizinho que, também, quase nunca devolve.
             Com o advento da Internet, se você tem acesso, pode procurar no site do DETRAN, se não tem acesso, o processo continua. Liga-se na auto escola para obter informações e corre-se atrás da carteira antes que espire o prazo de validade, senão é multa certa.   
             Quando a cidade que moramos tem um posto de atendimento chamado PSIU, você vai até lá e finalmente encontra sua esperada carteira renovada. Se não tem um posto da polícia a carteira retorna e o processo continua levando você a procurar outro meio de transporte até conseguir voltar a conduzir seu veículo.
             Concluindo, percebo que toda esta burocracia é para conseguir um trânsito seguro, mas na minha modesta opinião não é este o resultado da tão complexa "cirurgia".
Será que isto realmente é válido?

Você não sente que está fazendo um papel de "pateta" no trânsito?

As loiras são realmente as piores motoristas?

Já passou por uma situação semelhante?

terça-feira, 10 de setembro de 2013

RESFRIADO

         Quando acordamos resfriados, é um desastre, não temos fome, não temos disposição, tudo está mal. O nariz está escorrendo, a respiração está difícil, a aparência está horrível, o que fazer?
            Precisamos trabalhar, não podemos parar!
           Ir ao médico, tomar remédios, assoar o nariz, espirrar, tossir, é terrível, vamos adiante, não podemos parar! A vida continua.
         Primeiro passo é procurar o médico, a noite mal dormida deixa o humor péssimo, vamos à Policlínica! Ao chegar você faz uma ficha depois de fornecer o seu cartão do SUS e passa pela triagem, aferem sua frequência cardíaca, sua pressão arterial e perguntam quais os seus sintomas. Respondida estas questões, você aguarda, aguarda, aguarda, e aguarda. Chegou sua vez, o médico faz um exame superficial, faz uma lista de medicamentos e chama o próximo.
      Segundo passo é procurar os medicamentos na farmácia popular, apenas um ou dois você encontra. A solução é comprar os outros medicamentos, o dinheiro do seu árduo trabalho vai embora, não podemos parar!
         Terceiro passo é ficar em casa, de molho, tomando muita água e não esquecendo os horários dos medicamentos. O que não falta é alguém com um remédio caseiro, faz um chá disto ou coloque mel nisto, e tantos outros conselhos.
           Vamos deixando o dia passar e aguardando que amanhã seja melhor.

Olha com que cara acordei! Não é terrível!

Mãe é isto, sempre está perto quando nós precisamos!

Quantos lenços vou precisar?