quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ORAÇÃO E AÇÃO

          As pessoas são mais oração ou ação? Qual teria mais valor? A oração nos coloca diante de Deus e a ação nos coloca diante dos irmãos em Cristo. O certo seria o equilíbrio entre as duas? 
          São Francisco durante algum tempo de sua vida ficou neste dilema. Pediu então que Santa Clara e Frei Rufino rezassem buscando uma solução para seu problema. Depois de algum tempo foi ao encontro dos dois e ambos disseram que deveria se dedicar a ação e não apenas mergulhar na oração. Francisco estava preocupado com esta questão. Hoje nós estamos agindo, orando ou não fazemos nada?
          Observamos pessoas dentro e fora da Igreja correndo para lá e para cá em busca de fiéis. Saem sem preparo nenhum. Evangelizar exige estudo, dedicação e muita, muita oração. 
          Agir de forma errônea na evangelização traz grande prejuízo, outros observam a atuação destas pessoas e correm para longe de qualquer forma de religião. Talvez, se não fizessem nada contribuíssem mais com a evangelização. A fala convence mas o exemplo arrasta.
           Orar, contemplar, viver o Evangelho não é tarefa fácil. Pregar sem ações também é infrutífero. Nas cartas de São Paulo lemos diversas passagens com este tema: " Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta." ( TIAGO 2,26) 
           Creio firmemente que o importante é o equilíbrio entre ação e oração. Alguns dizem que não podemos ficar apenas nas devoções, nos terços, nas novenas, acredito que sem a oração, o cristão fica fraco e acaba se vangloriando demais e praticando de menos. É importante orar em comunidade, como repartimos o Pão na Missa devemos repartir nossa fé, nossa caridade, nossa alegria, nossa tristeza, através de orações em comum.
            " O fim de todas as coisas está próximo. Sêde, portanto, prudentes e vigiai na oração. Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre uma multidão de pecados " ( I PEDRO 4,7-8). Antes de qualquer atitude a caridade, o amor, assim estaremos evangelizando como Jesus Cristo.