terça-feira, 18 de março de 2014

Quaresma: tempo de reflexão

          A Quaresma é um tempo propício para a reflexão. Tempo de refletir sobre como está nossa fé. Tempo de jejum, oração e penitência.
          São três palavras que traduzem o espírito da Quaresma. Jejum é abster-se de algo que gostamos para melhor servir a Deus, mostrando que somos capazes de conter nossas vontades carnais para o bem do nosso espírito. Oração intensa para que nossa fé esteja cada vez mais forte e centrada no Evangelho, nas palavras e testemunho de Jesus Cristo. Penitência, pode ser um jejum, mais orações, maior frequência aos sacramentos, reconciliação com alguém, controle da língua (pequeno órgão que pode fazer tanto estrago), e outras coisas que cada um traz em seu coração.
          Este período do tempo litúrgico é fundamental para todos católicos. Os Evangelhos proclamados em cada celebração da palavra nos levam a refletir sobre nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo e com os irmãos. Relacionamentos saudáveis nos conduzem a uma vida saudável, relacionamentos doentios nos conduzem ao desânimo e à depressão. Como diferenciá-los?" A árvore se conhece pelos frutos que produz".
          A Igreja Católica nos presenteia todos os anos com este período, oportunidade de refletir nossa vida e o tema da Campanha da Fraternidade. Neste ano a reflexão é sobre a liberdade. É para a liberdade que Cristo nos libertou. O mundo atual prega a liberdade sem limites, nas cartas do apóstolo Paulo está escrito: TUDO NOS É PERMITIDO, MAS NEM TUDO CONVÉM. Ao refletirmos sobre este tema muitas são as questões que surgem, este diálogo nas famílias é fundamental. 
          A Campanha fala de diversos tipos de prisões, diversas situações que conduzem o homem à escravidão. Poderíamos nos ater a um pequemo texto e refleti-lo durante toda Quaresma, que não façamos muito, mas que o pouco que façamos seja bem feito.