domingo, 23 de fevereiro de 2014

Chiliques

          Qual seria a definição de Chilique?
          Ataque histérico, comportamento fora do normal, gritaria, convulsões, e outras coisas, seria a definição..., ou não? O que é o comportamento normal? É o fingimento de apreciar a companhia de alguém quando na verdade você detesta ficar próximo de tal pessoa É fingir amizade confidenciando acontecimentos inexistentes para estimular o outro a também contar fatos de sua vida pessoal, para depois espalhar aos "quatro ventos" É servir a determinada pessoa esperando a recompensa. É ajudar o outro esperando ser servido. É "paparicar" quem tem dinheiro para conseguir algum?  Seria isto a normalidade tão propagada? Seria este o comportamento esperado do "homo sapiens" do século XXI? Ou seria isto hipocrisia e fingimento?
          Acredito que neste tempo que vivemos a normalidade virou vulgaridade.
         Quanto mais vivo mais percebo como as pessoas tem dificuldade em lidar com a sinceridade, para sermos sinceros devemos primeiro sermos considerados loucos. Os loucos de hoje são aqueles que falam a verdade, aqueles que agem corretamente com suas contas, os que dizem "muito obrigado", "por favor", com licença", os que respeitam as leis, estes estão fora do tempo e da realidade. As pessoas que agem com coerência com seus princípios e seus valores, ou estão "fora de moda", ou são loucas, ou ainda, tem chiliques.
       Acredito firmemente que esta realidade pode ser mudada porque acredito na juventude. Jovens são capazes de perceber onde estão as "verdades" e onde está a única VERDADE. Jovens podem sentir como a natureza está pedindo socorro, como nossos irmãos estão pedindo socorro, como nossas mães estão pedindo socorro, não suportam mais esta violência sem sentido, estes ataques sangrentos que destroem cidades, matam pessoas inocentes, acabam com a esperança de milhões de pessoas.
        O mundo pode ser belo, tranquilo, onde todos tenham paz e alegria basta que todos nós sejamos loucos, loucos sim,  por Jesus Cristo e seus ensinamentos!!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

VOLTA ÀS AULAS

       






          Tudo recomeça. Uniforme novo, material novo, novos professores, nova escola para alguns, novos e antigos colegas, a rotina enfadante para alguns e a riqueza do aprendizado para outros. Inicia-se um novo ano escolar.
           A escola é rica em conhecimentos, mas a escola pública e paupérrima em recursos. Surgem desafios, surgem idéias, surgem oportunidades, como lidar com tantas novidades? Alunos, professores, diretores, funcionários, todos estão dentro de um sistema de ensino que lida cada ano com inúmeras novidades trazidas pelos jovens estudantes e, em contrapartida, funciona segundo currículos e grades antigas. Será que todo esta confusão facilita a vida dos alunos? A escola, como existe hoje, está preparada para a grande revolução provocada pelas novas tecnologias?  
          O cotidiano escolar é propício a novas amizades, novas aventuras nos relacionamentos entre os estudantes, novos valores, e claro, novos conhecimentos. Será que a escola está cumprindo seu papel de formadora de cidadãos, formadora de futuros profissionais? O aluno está cheio de expectativas, cheio de energia, cheio de vida e entusiasmo, mas será que o foco ao chegar na escola são os novos conhecimentos que poderá adquirir? Talvez alguns, a grande maioria pensa nas conquistas amorosas deste ano, nos amigos novos, nas brincadeiras que farão com os novos professores, na competição esportiva nas aulas de educação física, etc.
          Estudar deveria ser a função do aluno, será que ele está cumprindo bem o seu papel? Ouvimos no rádio, na televisão, nos jornais que a escola tornou-se um ambiente de brigas, disputas de território, disputas amorosas, violência contra professores e funcionários, isto deixa todos "de cabelo em pé" como diriam nossos avós.
           Não julgamos que está certo ou errado, percebemos apenas que todos saem perdendo dentro da escola e, consequentemente, a sociedade perde também. Novos cidadãos chegam ao mercado de trabalho sem nenhum conhecimento, sem saber como lidar com o cliente, sem os requisitos básicos da boa educação, tudo é extremamente triste, é desalentador.