quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ORAÇÃO E AÇÃO

          As pessoas são mais oração ou ação? Qual teria mais valor? A oração nos coloca diante de Deus e a ação nos coloca diante dos irmãos em Cristo. O certo seria o equilíbrio entre as duas? 
          São Francisco durante algum tempo de sua vida ficou neste dilema. Pediu então que Santa Clara e Frei Rufino rezassem buscando uma solução para seu problema. Depois de algum tempo foi ao encontro dos dois e ambos disseram que deveria se dedicar a ação e não apenas mergulhar na oração. Francisco estava preocupado com esta questão. Hoje nós estamos agindo, orando ou não fazemos nada?
          Observamos pessoas dentro e fora da Igreja correndo para lá e para cá em busca de fiéis. Saem sem preparo nenhum. Evangelizar exige estudo, dedicação e muita, muita oração. 
          Agir de forma errônea na evangelização traz grande prejuízo, outros observam a atuação destas pessoas e correm para longe de qualquer forma de religião. Talvez, se não fizessem nada contribuíssem mais com a evangelização. A fala convence mas o exemplo arrasta.
           Orar, contemplar, viver o Evangelho não é tarefa fácil. Pregar sem ações também é infrutífero. Nas cartas de São Paulo lemos diversas passagens com este tema: " Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta." ( TIAGO 2,26) 
           Creio firmemente que o importante é o equilíbrio entre ação e oração. Alguns dizem que não podemos ficar apenas nas devoções, nos terços, nas novenas, acredito que sem a oração, o cristão fica fraco e acaba se vangloriando demais e praticando de menos. É importante orar em comunidade, como repartimos o Pão na Missa devemos repartir nossa fé, nossa caridade, nossa alegria, nossa tristeza, através de orações em comum.
            " O fim de todas as coisas está próximo. Sêde, portanto, prudentes e vigiai na oração. Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre uma multidão de pecados " ( I PEDRO 4,7-8). Antes de qualquer atitude a caridade, o amor, assim estaremos evangelizando como Jesus Cristo. 
          

quarta-feira, 7 de maio de 2014

A vida e suas escolhas

          A vida é repleta de escolhas. À medida que fazemos nossas escolhas vamos traçando nossos caminhos. Algumas escolhas são acertadas e outras não. Escolher é uma grande dádiva concedida a todos por um Deus que dá e é a liberdade.
          Viver é uma grande alegria. Optar por ter uma vida saudável e feliz é nossa melhor escolha. Todos tem direito á felicidade, ela está dentro de cada coração. Algumas pessoas tornam-se amargas e jogam toda sua amargura em outros, como se não tivesse escolhido tal caminho. 
           Escolhemos nossa profissão, nossos companheiros, nossa casa, nossa religião ou a falta dela, nossos amigos, nossos hobbies, nossos programas, além de outras coisas. A opção de cada um, varia de acordo com suas preferências. Alguns, em algumas situações, delegam as escolhas para outras pessoas e depois continuam pela vida a culpar a estes pela consequência destas escolhas. 
           Acertar ou errar na escolha é relativo. Para alguns a escolha pode ser acertada e para outros a mesma escolha pode ser errada. A vida de cada ser humano depende de sua visão pessoal, não podemos e também não temos o direito de julgar as escolhas de ninguém. A nossa felicidade depende de nossas escolhas e não dos outros.
          Ser uma pessoa feliz ou infeliz também é uma escolha. Hoje posso resolver ser feliz, para isto preciso apenas repensar a vida que levo. Posso retirar o que traz amargura e tristeza. Não há necessidade de fazer tudo isto em um único dia, o importante é iniciar o processo. Com certeza outras escolhas surgirão e posso optar por melhores escolhas, afinal já aprendi o que não quero no meu mundo.
           

terça-feira, 18 de março de 2014

Quaresma: tempo de reflexão

          A Quaresma é um tempo propício para a reflexão. Tempo de refletir sobre como está nossa fé. Tempo de jejum, oração e penitência.
          São três palavras que traduzem o espírito da Quaresma. Jejum é abster-se de algo que gostamos para melhor servir a Deus, mostrando que somos capazes de conter nossas vontades carnais para o bem do nosso espírito. Oração intensa para que nossa fé esteja cada vez mais forte e centrada no Evangelho, nas palavras e testemunho de Jesus Cristo. Penitência, pode ser um jejum, mais orações, maior frequência aos sacramentos, reconciliação com alguém, controle da língua (pequeno órgão que pode fazer tanto estrago), e outras coisas que cada um traz em seu coração.
          Este período do tempo litúrgico é fundamental para todos católicos. Os Evangelhos proclamados em cada celebração da palavra nos levam a refletir sobre nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo e com os irmãos. Relacionamentos saudáveis nos conduzem a uma vida saudável, relacionamentos doentios nos conduzem ao desânimo e à depressão. Como diferenciá-los?" A árvore se conhece pelos frutos que produz".
          A Igreja Católica nos presenteia todos os anos com este período, oportunidade de refletir nossa vida e o tema da Campanha da Fraternidade. Neste ano a reflexão é sobre a liberdade. É para a liberdade que Cristo nos libertou. O mundo atual prega a liberdade sem limites, nas cartas do apóstolo Paulo está escrito: TUDO NOS É PERMITIDO, MAS NEM TUDO CONVÉM. Ao refletirmos sobre este tema muitas são as questões que surgem, este diálogo nas famílias é fundamental. 
          A Campanha fala de diversos tipos de prisões, diversas situações que conduzem o homem à escravidão. Poderíamos nos ater a um pequemo texto e refleti-lo durante toda Quaresma, que não façamos muito, mas que o pouco que façamos seja bem feito.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Chiliques

          Qual seria a definição de Chilique?
          Ataque histérico, comportamento fora do normal, gritaria, convulsões, e outras coisas, seria a definição..., ou não? O que é o comportamento normal? É o fingimento de apreciar a companhia de alguém quando na verdade você detesta ficar próximo de tal pessoa É fingir amizade confidenciando acontecimentos inexistentes para estimular o outro a também contar fatos de sua vida pessoal, para depois espalhar aos "quatro ventos" É servir a determinada pessoa esperando a recompensa. É ajudar o outro esperando ser servido. É "paparicar" quem tem dinheiro para conseguir algum?  Seria isto a normalidade tão propagada? Seria este o comportamento esperado do "homo sapiens" do século XXI? Ou seria isto hipocrisia e fingimento?
          Acredito que neste tempo que vivemos a normalidade virou vulgaridade.
         Quanto mais vivo mais percebo como as pessoas tem dificuldade em lidar com a sinceridade, para sermos sinceros devemos primeiro sermos considerados loucos. Os loucos de hoje são aqueles que falam a verdade, aqueles que agem corretamente com suas contas, os que dizem "muito obrigado", "por favor", com licença", os que respeitam as leis, estes estão fora do tempo e da realidade. As pessoas que agem com coerência com seus princípios e seus valores, ou estão "fora de moda", ou são loucas, ou ainda, tem chiliques.
       Acredito firmemente que esta realidade pode ser mudada porque acredito na juventude. Jovens são capazes de perceber onde estão as "verdades" e onde está a única VERDADE. Jovens podem sentir como a natureza está pedindo socorro, como nossos irmãos estão pedindo socorro, como nossas mães estão pedindo socorro, não suportam mais esta violência sem sentido, estes ataques sangrentos que destroem cidades, matam pessoas inocentes, acabam com a esperança de milhões de pessoas.
        O mundo pode ser belo, tranquilo, onde todos tenham paz e alegria basta que todos nós sejamos loucos, loucos sim,  por Jesus Cristo e seus ensinamentos!!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

VOLTA ÀS AULAS

       






          Tudo recomeça. Uniforme novo, material novo, novos professores, nova escola para alguns, novos e antigos colegas, a rotina enfadante para alguns e a riqueza do aprendizado para outros. Inicia-se um novo ano escolar.
           A escola é rica em conhecimentos, mas a escola pública e paupérrima em recursos. Surgem desafios, surgem idéias, surgem oportunidades, como lidar com tantas novidades? Alunos, professores, diretores, funcionários, todos estão dentro de um sistema de ensino que lida cada ano com inúmeras novidades trazidas pelos jovens estudantes e, em contrapartida, funciona segundo currículos e grades antigas. Será que todo esta confusão facilita a vida dos alunos? A escola, como existe hoje, está preparada para a grande revolução provocada pelas novas tecnologias?  
          O cotidiano escolar é propício a novas amizades, novas aventuras nos relacionamentos entre os estudantes, novos valores, e claro, novos conhecimentos. Será que a escola está cumprindo seu papel de formadora de cidadãos, formadora de futuros profissionais? O aluno está cheio de expectativas, cheio de energia, cheio de vida e entusiasmo, mas será que o foco ao chegar na escola são os novos conhecimentos que poderá adquirir? Talvez alguns, a grande maioria pensa nas conquistas amorosas deste ano, nos amigos novos, nas brincadeiras que farão com os novos professores, na competição esportiva nas aulas de educação física, etc.
          Estudar deveria ser a função do aluno, será que ele está cumprindo bem o seu papel? Ouvimos no rádio, na televisão, nos jornais que a escola tornou-se um ambiente de brigas, disputas de território, disputas amorosas, violência contra professores e funcionários, isto deixa todos "de cabelo em pé" como diriam nossos avós.
           Não julgamos que está certo ou errado, percebemos apenas que todos saem perdendo dentro da escola e, consequentemente, a sociedade perde também. Novos cidadãos chegam ao mercado de trabalho sem nenhum conhecimento, sem saber como lidar com o cliente, sem os requisitos básicos da boa educação, tudo é extremamente triste, é desalentador.



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Verão

       


          Adoro o verão, muito sol, muito calor, água e mais água.
          Não gosto de ficar sem água, seja água na piscina, água no mar, água na cachoeira e principalmente água pura e cristalina para beber.
          A vida é constituída principalmente de água, nosso organismo é composto de muita água, nosso planeta possui muita água. Sinto tanto, que alguns, por motivos fúteis poluem nossas águas.
          O mundo todo precisa de água, ela é a fonte da vida. Não consigo compreender porque algumas pessoas se julgam maior do que Deus e pensam que podem destruir tudo. Não entendem que destruindo, estão acabando com eles mesmos? Como podem ser tão ignorantes, estúpidos, será que pensam que depois de tudo acabado serão resgatados por alienígenas e transformados em heróis no outro planeta?
          Não acredito que o dinheiro pode ser responsável por tão grande destruição. A destruição, na minha opinião, é fruto de um grande pecado, a ganância. Criaturas, que se dizem racionais, destroem tudo e todos.
          A vida é bela, o planeta é belo, as criaturas criadas por Deus são belas, não podemos ficar indiferentes deixando tudo acontecer, alguns serem responsáveis pela consciência de todos. A hora de dizer não é agora. Use seu voto para demonstrar que sua insatisfação é total.
          Eu amo a vida, eu amo a natureza, eu amo as belas criaturas de Deus, não vou ficar assistindo pela TV, pela Internet tudo ser destruído, e você o que fará?
Linda ave!


Lindo animal!